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MITOS E VERDADES SOBRE ALONGAMENTO

MITOS E VERDADES SOBRE ALONGAMENTO

Você já deve ter ouvido que os alongamentos devem ser feitos antes e depois dos exercícios físicos. Para os defensores desta opinião, o alongamento serviria para prevenir dores, lesões, encurtamentos e para aquecer o corpo, deixando-o pronto para atividades de maior intensidade.

No entanto, há muitas controvérsias e mitos sobre esse assunto. Dependendo dos exercícios e das intenções do atleta, o alongamento pode agravar ainda mais as dores e diminuir a força dos seus músculos, além de trazer outros efeitos colaterais. Quer conhecer os maiores mitos em relação ao alongamento? Confira!

MITO 1: ALONGAR ANTES DO TREINO IMPEDE LESÕES

Você não está livre da possibilidade de ter uma lesão só porque se alongou. Em muitos casos, o alongamento deixa os músculos menos fortes e potentes, sobrecarregando as articulações. Antes de exercícios de levantamento de peso, que forçam as articulações de pernas e braços, o alongamento não é bom. Por isso, atenção: os alongamentos não são recomendados antes da musculação!

MITO 2: ALONGAR APÓS OS TREINOS PREVINE DORES

Muita gente defende o alongamento depois do treino para prevenir dores. Mas ao treinar, as fibras musculares sofrem pequenas rupturas. Alongar intensamente depois dos exercícios pode aumentar ainda mais essas rupturas, ocasionando leves sangramentos intramusculares e reverberando em dores musculares tardias. Ou seja, ao invés de prevenir, o alongamento pós-treino pode causar dores!

MITO 3: ALONGAR AJUDA A AQUECER OS MÚSCULOS

Algumas pessoas fazem alongamento com a esperança de que isso dê mais força e capacidade de suportar os exercícios que virão pela frente. No entanto, com o alongamento, afastamos as chamadas “pontes cruzadas” da musculatura, ou seja, relaxamos suas fibras. Isso trará uma diminuição das contrações e a produção de menos força nos treinos de musculação, por exemplo.

MITO 4: POUCO TEMPO DE ALONGAMENTO É SUFICIENTE

Esse é um mito muito usado por quem tem pressa ou preguiça. Para que os músculos realmente se alonguem, é preciso uma duração mínima de 15 segundos em cada movimento de alongamento e pelo menos 3 repetições. Aquele alongamento apressado feito antes de certas atividades pode ser apenas força do hábito e não oferecer praticamente nenhum benefício para o corpo.

MITO 5: AQUECER E ALONGAR É A MESMA COISA

Alongamentos servem esticar os músculos e obter maior amplitude de movimento. Já o aquecimento serve para preparar o corpo para os exercícios. O termo é usado porque, de fato, a temperatura do corpo aumenta durante o aquecimento, se aproximando daquela que ficará quando você praticar exercícios. Aquecer aumenta o fluxo sanguíneo e prepara músculos e articulações contra o impacto dos treinos.

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