• Procure locais agradáveis e adequados para a pratica do Exercício Físico de sua preferência;
  • Busque um Exercício que traga bem-estar e prazer;
  • Realize os seus Exercícios acompanhado de pessoas com as quais você se sente muito bem;
  • Inicie com uma intensidade que não exige alto preparo físico do seu corpo
  • Use os equipamentos necessários para um melhor desempenho e menor risco de lesões;
  • Procure orientação de um Profissional Qualificado e com Experiência para lhe Prescrever os Seus Exercícios
  • Nunca Ultrapasse seus Limites sem uma preparação específica.

PROF DR NENZINHO CAVALCANTE

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CREF: 3017-G/CE

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RUA SANDRA MARIA PONTE DE ALBUQUERQUE, 124 – LOTEAMENTO DA GRUTA.

Você já deve ter ouvido que os alongamentos devem ser feitos antes e depois dos exercícios físicos. Para os defensores desta opinião, o alongamento serviria para prevenir dores, lesões, encurtamentos e para aquecer o corpo, deixando-o pronto para atividades de maior intensidade.

No entanto, há muitas controvérsias e mitos sobre esse assunto. Dependendo dos exercícios e das intenções do atleta, o alongamento pode agravar ainda mais as dores e diminuir a força dos seus músculos, além de trazer outros efeitos colaterais. Quer conhecer os maiores mitos em relação ao alongamento? Confira!

MITO 1: ALONGAR ANTES DO TREINO IMPEDE LESÕES

Você não está livre da possibilidade de ter uma lesão só porque se alongou. Em muitos casos, o alongamento deixa os músculos menos fortes e potentes, sobrecarregando as articulações. Antes de exercícios de levantamento de peso, que forçam as articulações de pernas e braços, o alongamento não é bom. Por isso, atenção: os alongamentos não são recomendados antes da musculação!

MITO 2: ALONGAR APÓS OS TREINOS PREVINE DORES

Muita gente defende o alongamento depois do treino para prevenir dores. Mas ao treinar, as fibras musculares sofrem pequenas rupturas. Alongar intensamente depois dos exercícios pode aumentar ainda mais essas rupturas, ocasionando leves sangramentos intramusculares e reverberando em dores musculares tardias. Ou seja, ao invés de prevenir, o alongamento pós-treino pode causar dores!

MITO 3: ALONGAR AJUDA A AQUECER OS MÚSCULOS

Algumas pessoas fazem alongamento com a esperança de que isso dê mais força e capacidade de suportar os exercícios que virão pela frente. No entanto, com o alongamento, afastamos as chamadas “pontes cruzadas” da musculatura, ou seja, relaxamos suas fibras. Isso trará uma diminuição das contrações e a produção de menos força nos treinos de musculação, por exemplo.

MITO 4: POUCO TEMPO DE ALONGAMENTO É SUFICIENTE

Esse é um mito muito usado por quem tem pressa ou preguiça. Para que os músculos realmente se alonguem, é preciso uma duração mínima de 15 segundos em cada movimento de alongamento e pelo menos 3 repetições. Aquele alongamento apressado feito antes de certas atividades pode ser apenas força do hábito e não oferecer praticamente nenhum benefício para o corpo.

MITO 5: AQUECER E ALONGAR É A MESMA COISA

Alongamentos servem esticar os músculos e obter maior amplitude de movimento. Já o aquecimento serve para preparar o corpo para os exercícios. O termo é usado porque, de fato, a temperatura do corpo aumenta durante o aquecimento, se aproximando daquela que ficará quando você praticar exercícios. Aquecer aumenta o fluxo sanguíneo e prepara músculos e articulações contra o impacto dos treinos.

Profº Nenzinho Cavalcante

CREF: 3017-G/CE

Já existe há algum tempo e é geralmente ligado a personalidades ricas e famosas...

Quem já tem seu “personal”, ou professor particular, não quer mais saber das aulas padronizadas.

Um exemplo;

“Sinto uma mistura de vergonha e medo de enfrentar toda aquela gente olhando para mim”. “Já tentei várias academias, mas não consegui resultado. “Não gosto de ficar esperando a vez de fazer exercício naqueles aparelhos”. É fila pra tudo. Até para tomar banho”.

Por diversos motivos algumas pessoas não gostam de “malhar” em academia daí a opção pelos serviços de um personal trainer que nada mais é do que um professor de Educação Física particular.

Esse nome pomposo em inglês acabou sofisticando o mercado de prestação desse serviço como se fosse acessível somente a quem pode pagar muito, principalmente porque a maioria dos artistas famosos contrata um. Alguns se dão até ao luxo de tê-lo o tempo todo mesmo quando viaja.

VANTAGENS

A primeira delas, ao contrário do que se divulga, não é inacessível e nem tão caro quanto se pensa.

A atenção o tempo todo e a chance quase nula de se fazer exercício errado talvez seja o maior benefício. Tanto o cliente quanto o profissional não dá pra enrolar e por isso os resultados aparecem mais rápido. Num dia em que o sujeito está aborrecido, por exemplo, por ter tido um “dia de cão” com reuniões chatas, discussões ou mesmo desanimado, a hora do exercício funciona como uma válvula de escape onde o personal consciente vai aliviar a carga, optar por alongamentos, relaxamento uma massagem ou mesmo ouvir as lamúrias do cliente.

FORMAÇÃO

Precisa ter feito vários cursos inclusive de atividades holísticas agregando valor à profissão. Além de se exercitar, o cliente precisa desabafar.

O exercício estimula os neurotransmissores, o desabafo completa o processo. Nesse dia, nessas condições, certamente na academia o cliente não iria.

Quanto mais versátil e experiente for o profissional para ministrar e/ou prescrever as diversas versões da ginástica (step, local, jump, bola suíça, spining e etc.) e mais a musculação maior a garantia de sucesso para os dois.

Invariavelmente o PERSONAL TRAINER acaba virando uma espécie de confidente e a discrição é uma das muitas qualidades exigidas de um profissional qualificado.

Com a relação tão próxima, o profissional tem sensibilidade e sabe que tipo de treinamento é mais adequado no dia. Se ele está bem a intensidade ou a carga aumentam, mais ou menos, a carga é moderada e se está mal alivia.

De um modo geral existem três tipos de serviço personalizado oferecido: na própria academia, na residência do cliente ou no estúdio do profissional.

Na academia o serviço caba saindo mais caro porque paga-se a hora do personal e mais a mensalidade da academia. Além disso, nem todas as academias possuem áreas reservadas para esse serviço o que seria o ideal já que se trata de uma atenção diferenciada. Num horário movimentado acaba-se disputando aparelho com os clientes comuns e criando um clima ruim.

Na residência do cliente é preciso espaço com um mínimo de aparelhagem e acessórios para um trabalho eficiente. Dependendo do nível social alguns se dão ao luxo de possuir uma mini-academia em casa. Nesse caso o preço e o horário são negociáveis e pode ser bom para os dois lados.

No estúdio do profissional, se possuir os equipamentos e acessórios necessários, pode ser muito bom também com preço igualmente negociado. Funciona como consultório, com hora marcada e todas as mordomias inerentes.

Não existe milagre.

Na academia ou com personal a disciplina e a mudança de hábito tem que existir.

A empatia entre o profissional e o cliente é a peça chave do sucesso. As pessoas hoje estão mais conscientes e preocupadas com a saúde e sabem da importância da prevenção que incluem atitudes como fazer exames médicos periódicos, preocupar-se com a alimentação, abandonar vícios ruins, fazer atividade física regular e ter uma vida social equilibrada. Qualquer um pode ter um personal não tem restrições de idade.

Esta função especial do Profissional de Educação Física deve ser encarada com muita seriedade.

Os principais diferenciais na contratação desse profissional são:

  1. a)            O atendimento e acompanhamento individualizado.
  2. b)           Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.
  3. c)            Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios.
  4. d)           Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.
  5. e)           Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente.
  6. f)            Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.
  7. g)           Maior motivação causada pela presença do Personal Trainer para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

Os benefícios do exercício aeróbico são poderosos e devem ser parte do seu programa de treinamento. Exercício aeróbico é qualquer atividade ritmada que usa primariamente seus músculos maiores como os quadríceps e tendões e desafia os pulmões e coração. Aeróbico significa “com oxigênio”, então quando você se exercita seu corpo usa oxigênio para ajudar a produzir energia durante o exercício. Seu coração e pulmão precisam trabalhar mais duro para levar o oxigênio para o corpo durante o exercício aeróbico e isso fortalece o coração e pulmão.

Existem muitas formas de se exercitar aerobicamente. Você pode correr, caminhar ou andar de bicicleta. Pode usar uma esteira, bicicleta, escada, máquina elíptica, pode participar de uma aula de ginástica aeróbica. Aqui vão os cinco maiores benefícios desse exercício:

1. Ajuda a prevenir problemas de saúde

Exercício aeróbico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, colesterol alto, pressão sanguínea alta, diabetes tipo 2, artrite e derrame. Exercícios aeróbicos como caminhada e corrida previnem osteoporose. Mesmo se você já sofre de algum desses males, o exercício pode ajudar a aliviar isso. Ele também fortalece o sistema imunológico.

2. Fortalece o coração

Exercício aeróbico fortalece o músculo que trabalha mais duro no seu corpo – o coração. Um coração mais forte bombeia sangue de forma mais eficiente e isso melhora o fluxo de sangue para todas as partes do corpo. O resultado é mais oxigênio e nutrientes essenciais sendo levados às células do corpo. Também resulta em remoção mais eficaz de toxinas e dejetos do corpo.

3. Ajuda a manter as artérias limpas

Exercício aeróbico eleva o HDL – bom colesterol - e diminui o LDL- o colesterol ruim. Isso resulta em menos acúmulo de placa nas artérias.

4. Fortalece o Sistema respiratório

Exercício aeróbico melhora a eficiência com a qual seu sistema respiratório pode prover oxigênio ao corpo. Seu corpo precisa de constante e generosa quantidade de oxigênio para funcionar adequadamente.

5. Reduz gordura corporal

Exercício aeróbico não só queima calorias, mas é o único tipo de exercício que queima diretamente gordura corporal. Para o corpo queimar gordura, oxigênio deve ser usado para ajudar a produzir energia durante o exercício e isso só ocorre com atividade aeróbica.

CONSULTA FÍSICA INOVA FIT

Programa de Avaliação Física e Corporal, Medidas de Peso Corporal, Percentual de Gordura Corporal, Índice de Massa Corporal (IMC), músculo esquelético, Gasto metabólico em Repouso, Gordura Visceral & por Idade, - Necessidade diária de calorias, Idade metabólica e Massa hídrica total.

  CONSULTORIAS (INDIVIDUAIS E COLETIVAS)

É O SERVIÇO PRESTADO POR PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS INDEPENDENTE E QUALIFICADAS PARA A IDENTIFICAÇÃO E  INVESTIGAÇÃO DE PROBLEMAS QUE DIGAM RESPEITO A POLÍTICA, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS, DE FORMA A RECOMENDAR A AÇÃO ADEQUADA A PROPORCIONAR AUXÍLIO NA IMPLANTAÇÃO DESSAS RECOMENDAÇÕES.

FUNCIONAL INOVA FIT

 MUSCULAÇÃO CORRETIVA

 MUSCULAÇÃO CONVENCIONAL

 PERSONAL TRAINER

 PREPARAÇÃO FÍSICA ESPECÍFICA

 Parte do trabalho de treinamento que visa aperfeiçoar e manter as qualidades físicas necessárias à realização dos elementos técnicos da modalidade.  A preparação Física Especifica como o próprio nome diz é o treino realizado com foco para se melhorar o desempenho em um determinado esporte, com desenvolvimento tático e gestos motores próprios daquela prática. Pode ser agrupado em três aspectos: técnico-tático; físico; psicológico.

Uma preparação física deve antes de tudo planejar, periodizar e avaliar. A periodização divide-se em três partes: Período Preparatório; Período Competitivo; Período Transitório.

PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO QUEIMA TOTAL

 PERSONAL SÊNIOR

 TREINAMENTO MULTIFUNCIONAL

 TREINAMNETO PREVENTIVO

Prevenir, resgatar e manter a saúde do CLIENTE. Para isso, aspectos como biomecânica, ergonomia, atividade física laboral e recuperação de queixas ou desconforto físicos estão entre os elementos trabalhados. Avaliar, prevenir e tratar as lesões ocasionadas pelas atividades exercidas durante as horas de trabalho. Prevenir desconforto ou queixas musculoesqueléticas nas atividades laborais. Estudar a ergonometria do trabalho. Realizar o tratamento das patologias ou das queixas musculoesqueléticas, dentro ou fora da empresa. Promover ações terapêuticas preventivas às instalações de processos que levam a incapacidade funcional. Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborais.

TREINAMENTO SEMI-PERSONALIZADO

 REABILITAÇÃO DE LESÕES

 INTENSE TOTAL INOVA FIT (20 A 30 MIN)

É um método que enfatiza um alto nível de esforço, próximo à força máxima, oposto àquele em que se realizam treinos breves e bem espaçados com alto volume e frequência de treino com esforço moderado e baixo. Varia no número total de exercícios e séries realizados por treino, de duas a três séries a vinte séries para grupos musculares bem pequenos. O volume de treino adequado varia significativamente dependendo da genética, idade, estilo de vida, dieta, etc. O sistema de alta intensidade permite ganhos em curto intervalo de tempo com pouco volume.

1) Acredite que vai dar certo. A transformação, a mudança e qualquer projeto que você idealize começa em você e tudo começa na sua mente!

2) Tenha foco na solução e não no problema. Busque aprender com as dificuldades para não precisar errar eternamente e, principalmente, comprometa-se em superar-se!

3) Aceite a realidade como ela é. Não adianta ficar brigando com a vida. As coisas são como são. E ponto. Faça a sua parte, perceba o que está em suas mãos, mas entenda que tudo tem seu tempo para acontecer e, se ainda não aconteceu, é porque ainda não chegou a hora.

4) Se aceite como você é. Você é uma pessoa incrível e, aí dentro, está tudo que é necessário para construir a vida que sempre quis. Pode ser que ninguém tenha te dito isso e talvez você nunca tenha percebido, mas em você existe a magia! Você é um ser de infinitas possibilidades, muito mais forte do que imagina!

5) Se respeite. Você não precisa querer o que todos querem e nem andar no ritmo que todos andam. Preste atenção nas suas vontades, nas suas necessidades, na sua própria inspiração. Todo o resto já existe, portanto, seja você mesmo!

6) Fuja da insanidade. É uma loucura fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes. Quer que algo mude? Comece a fazer o ainda não fez. Não adianta se frustrar se você continuar achando que o velho jeito, que nunca deu certo, é a solução.

7) Pratique o perdão. Perdoar não significa esquecer. Perdoar significa se libertar para seguir em frente. Deixe o passado no passado. Permita-se andar mais leve. O perdão é uma forma genuína de amor-próprio. Lembre-se: perdoar tem mais a ver com você do que com qualquer outra pessoa.

Faça o bem. A lei do retorno é implacável. Não espere que o mundo te trate bem para começar a fazer o mesmo. Seja o agente da mudança que quer ver no mundo! Seja o exemplo que o mundo precisa.

9) Aproxime-se de pessoas do bem. Você é a média das pessoas com as quais mais convive. Busque ter cada vez mais pessoas que falem, façam e vivam o bem diariamente. Isso vai mudar a sua vida, pode acreditar.

10) Diminua a ansiedade e aproveite o presente. Só o presente existe. O passado e futuro são apenas projeções mentais. São apenas pensamentos e lembranças. Pensar no futuro serve para te inspirar e pensar no passado serve para te fortalecer, mas é no presente que você vive. É aqui que você deve ser feliz.

11) Insista naquilo que acredita. Muitas vezes queremos tanto alguma coisa que queremos impor o nosso ritmo ao universo. Nem sempre as coisas acontecem fácil, mas isso não é motivo para desistir. Insista, insista e, se for preciso, insista mais um pouquinho. Se vale a pena, vale o seu comprometimento. As conquistas mais importantes da minha vida foram assim.

12) Seja feliz e celebre cada pequena conquista. A celebração é uma forma de ritual que demonstra o início de um novo tempo. Não menospreze as pequenas conquistas pois elas são as evidências de que você está no caminho certo. Elas te comprovam o quanto a vida dá certo!

Eu espero que você CONTINUE FIRME NA JORNADA. Eu espero que você DESCANSE AO INVÉS DE DESISTIR. Eu espero que você cuide da SAÚDE DO SEU CORPO E DA SUA MENTE. Eu espero que você ABASTEÇA O SEU CORAÇÃO DE BONS SENTIMENTOS. Eu espero que você saiba que MERECE O MELHOR DA VIDA!

Acredite: 2017 vai ser o melhor ano da sua vida! Conte comigo nessa estrada.

PROF NENZINHO CAVALCANTE

Isto é Tudo